domingo, 12 de abril de 2009

Música também é filosofia

Estava eu hoje, mais cedo, penteando o cabelo enquanto fazia o meu ritual de todos os dias: ouvia música. Na rádio tocava "Índios", da legendária Legião Urbana, interpretada por Biquini Cavadão com participação de Tico Santa Cruz, do Detonautas. Aumentei o volume, afinal, cresci ouvindo Legião Urbana (culpa de um pai ex-roqueiro das décadas de 80 e 90) e essa é uma das minhas músicas prediletas deles.

Um refrão, porém, chamou a minha atenção. Uma parte que sempre me captura.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Acreditar por um instante
Em tudo que existe
E acreditar
Que o mundo é perfeito
Que todas as pessoas
São felizes...

Confesso que me considero (e sou mesmo) bastante idealista. Em qualquer aspecto da vida, sob qualquer circunstância. Ainda penso como seria se o mundo tivesse um jeito, se, de uma hora para outra, descobrissem uma solução para o Aquecimento Global, para a fome da população pobre africana e a corrupção no Brasil.

No entanto, um momento depois, logo penso que não há condição para que tudo isso aconteça, mesmo que eu deseje muito. Não há como mudar tão rapidamente as coisas. O mundo não é perfeito, e nem todas as pessoas são felizes. O jeito é sonhar, e imaginar que um dia tudo será diferente. Mas sonhar nem sempre é o bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário